Olho Grego ou Olho Turco?

Olho grego

 Quando viajei para a Grécia e para a Turquia vi muito olho grego e olho turco, respectivamente. E fiquei me perguntando, afinal é olho grego ou olho turco?

Resolvi pesquisar e apesar de não haver uma unanimidade, fiquei mais para o lado de uma matéria que li, onde diz que o olho não é grego, nem turco, é egípcio.

A história começa em 3000 anos a.c. no Egito. Segundo a lenda egípcia, o deus Horus (deus do céu, do sol nascente e mediador dos mundos) teve seu olho arrancado e posteriormente recolocado por meio da magia. Por isso o olho tem o vigor e a magia como ideia; e a imagem desse olho passou a ser usada.

Como a Turquia dominou o Egito por muitos anos, o olho passou a ser turco. Nesse país há várias lendas sobre esse olho, que recebe o nome de nazar boncugu, ou seja "olho mau". Os turcos acreditam que o talismã tem poderes de proteção. Essa crença foi transmitida por várias gerações e ganhou o mundo através da moda. A crença diz que, enquanto você estiver usando a joia, se alguém lhe desejar algo de ruim, essa energia retornará para a pessoa que a desejou.

Além de acessório de moda, o amuleto também pode ser usado como objeto de sorte em sua casa, protegendo seu lar de energias negativas.

Se você quiser se aprofundar e saber como tudo começou com o olho de Horus, leia esta postagem do R7.

Gostou de saber um pouquinho sobre a história do olho turco? Conhece outra versão? Conta pra gente nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas