Como surgiu a tradição dos presentes de Natal?
Desta cena do Evangelho vem também a motivação de dar presentes no tempo da festa do Natal do Senhor, pois ao visitar o menino Jesus, que continua nascendo na Manjedoura do coração das pessoas, queremos oferecer a Ele o amor que nosso coração expressa concretamente aos outros.
Temos também a tradição de um bispo que levava presentes para crianças carentes na noite de Natal e jogava saquinhos de moedas pelas chaminés das casas. Esse bispo é São Nicolau, que viveu no século IV, é dele que vem a tradição do Papai Noel.
Muitas pessoas dizem que, com o tempo o presente acabou se tornando algo meramente comercial, o que foge do verdadeiro sentido do Natal, pois o presente tem que falar da alegria da presença de Jesus. O verdadeiro sentido do Natal, não está nas coisas que são oferecidas, mas sim como deixamos o amor de Jesus na vida das pessoas.
Em minha opinião, agora mais do que nunca, precisamos resgatar o verdadeiro sentido desse presente. Não é necessário nos arriscarmos e colocarmos as pessoas em risco, para comprar um presente de Natal, como temos visto na TV, com aglomerações na hora da compra. Pensar no presente, é pensar em Jesus, é pensar em nosso próximo é zelar por ele, o presente expressa o amor que temos uns pelos outros.
Natal é tempo de saber receber e saber oferecer, viver a gratuidade do amor. O presente deve ser expressão, para além dos bens compartilhados, a vida deve ser um dom para o outro, pois o Deus que nasce no meio de nós vem para nos ensinar que "não existe maior prova de amor do que dar a vida" (Jo 16, 13).
Ana Tereza Semijoias deseja à você um Natal com muito amor e principalmente, em tempos de pandemia, com muita SAÚDE e respeito ao próximo.
Comentários
Postar um comentário