Por que o ouro e prata oxidam?
A prata e o ouro são metais nobres com excelente resistência à oxidação, por isso são muito apreciados na indústria da joalheria e na fabricação de semijoias.
No entanto, o processo de oxidação acontece em TODOS os metais, em maior ou menor velocidade, conferido a eles um aspecto turvo, opaco e às vezes até com alteração da coloração.
Isso ocorre através da reação das moléculas do metal com o oxigênio e pode ser acelerado através do contato com agentes químicos e com a luz.
Mesmo sendo resistente à oxidação, as joias e semijoias são submetidas a ações extremas para um metal: luz, calor, umidade, atrito, perfumes, hidratantes, detergentes e ácido úrico, sendo esse último o fator que mais interfere na oxidação dos metais. O ácido úrico é expelido em maior ou menor quantidade, concentração e acidez pela pele de uma pessoa.
Assim joias e semijoias de um mesmo fornecedor, poderão escurecer mais rápido em uma pessoa que em outra.
Caso seja uma característica de sua pele, procure lavar suas joias com mais frequência, com água e sabão neutro, tendo o cuidado de secar muito bem (a umidade também prejudica a peça).
Sempre que escurecer, você poderá limpar com uma flanela abrasiva para ouro e prata, à venda nos estabelecimentos do ramo.
Comentários
Postar um comentário