Conhecendo as Pérolas
Muitas pessoas têm curiosidade em saber se as pérolas utilizadas nas semijoias, são pérolas naturais. Antes de responder essa pergunta, vou esclarecer sobre 4 classes especiais das pérolas: pérolas naturais, pérolas cultivadas, perolas sintéticas Shell e pérolas sintéticas plásticas.
1 - Pérolas Naturais
As pérolas naturais são formadas por ostras, nascem do lento encapsulamento de grãos de areia que irritam seu corpo no interior da concha. Elas são bem raras e têm uso exclusivo na joalheria.
2 - Pérolas Cultivadas
São obtidas com o mesmo processo das pérolas naturais, com a diferença de nascerem de uma base pré-formada colocada manualmente no interior da concha, por esse motivo, não podem ser consideradas falsas. Atualmente 90% das pérolas comercializadas, são cultivadas.
3 - Pérola Shell
É fabricada com um substrato de porcelana recoberta com um composto formado com o pó da parte interna da concha da ostra. Pela qualidade física e visual, muitas vezes tem o valor de mercado superior ao da pérola cultivada.
4 - Pérola Sintética Plástica
A pérola plástica é obtida por processo mecânico de injeção e pintura posterior.
Atualmente as pérolas barrocas entraram na tendência de moda, mesmo existindo a muito tempo. Pérolas barrocas são aquelas que durante o cultivo, não atingiram 75% de esfericidade. Elas podem ser de água doce ou salgada e possuem uma ampla gama de cores e tons.
![]() |
Colares com Pérolas Barrocas |
Comentários
Postar um comentário